Notícias
ACLEA e ARLER não reconhecem à ABRACE
Bastidores
15.03.2014 - 11:48 - Giro pelo Brasil
Foto: Divulgação

Os estados do Amazonas (ACLEA) e Rondônia (ARLER) estão deixando de reconhecer a ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) como representante da crônica esportiva em nível nacional. No mês passado foi fundada a Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB).

As associações do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Norte chegaram à constatação de que a ABRACE não atendia mais às aspirações da classe, tendo deixado de exercer o papel de defesa dos direitos dos cronistas esportivos, com atitude e transparência. Além dos fatos mencionados acima, o que facilitou a dissidência de algumas instituições foi o fato de profissionais ligados ao grupo Globo, que ocupam cargos na presidência de associações.

Assim, este grupo decidiu compor uma chapa para disputar a eleição contra o presidente Aderson Maia. Porém, na eleição de março de 2013, o grupo foi derrotado, fato que revoltou o grupo e foi o estopim para que oito associações se afastassem da ABRACE. Depois de várias discussões, em reuniões que se prolongaram ao longo do ano de 2013, nasceu a ACEB para, de fato e de direito, representar os cronistas esportivos em nível nacional.

Na reunião, realizada na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foram eleitos o radialista Eraldo Leite, como presidente da entidade e Márcio Martins como vice-presidente. "A ACEB foi criada para combater a falta de representatividade e de transparência da entidade anterior", disse Eraldo Leite.

A nova associação é integrada por dirigentes dos seguintes estados. Rio de Janeiro (ACERJ); São Paulo (ACEESP); Minas Gerais (AMCE); Rio Grande do Sul (ACEG); Paraná (ACEP); Bahia (ABCD); Rio Grande do Norte (ACERN), Amazonas (ACLEA) e Rondônia (ARLER).

Conheça a composição da primeira Diretoria da ACEB:
Presidente: Eraldo Luís Tinoco Barbosa Leite (ACERJ-RJ);
1º Vice-Presidente: Márcio Martins Barbosa (ABCD-BA)
2º Vice-Presidente: Isaías Aparecido Bessa (ACEP-PR)

Conselho Especial:
Lóris Baena Cunha (ACERJ-RJ)
Luiz Ademar Campos Júnior (ACEESP-SP)
Liszt Coutinho Madruga (ACERN-RN)

Conselho Fiscal:

Membros Efetivos
Erick Castelhero (ACEESP-SP)
Volner Neli Alonso de Aguiar
Carlos Augusto da Cruz (AMCE-MG)

Membros Suplentes
Eduardo Vieira Gabardo (ACEG-RS)
Rafael Correa Ribeiro Marques (ACERJ-RJ)
Antonio Cláudio Perrout (ACERJ-RJ)

Fonte: Futebol do Norte
 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte